CTES

Publicado: Quarta, 21 de Fevereiro de 2018, 18h54 | Última atualização em Terça, 05 de Novembro de 2019, 21h14 | Acessos: 2449

A Comissão de Trabalho de Conclusão de Curso e Estágio Supervisionado Obrigatório (CTES) é parte integrante da coordenadoria de cada curso e tem como objetivos:

I - Coordenar, administrar, supervisionar e avaliar as atividades relativas ao desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) e das Atividades Complementares, consoante o estabelecido em seus respectivos Regulamentos;

II - Avaliar e aprovar os planos de trabalho e respectivos orientadores propostos pelos discentes;

III - Encaminhar à Coordenadoria de Curso os resultados de suas atividades, na forma de relatórios, para os devidos fins.

MEMBROS DA CTES:

Profª. Drª. Lucila Elizabeth Fragoso Monfort - Presidente

Profª. Me. Marluce Reis Souza Santa Brígida

Prof. Dr. Francisco José Sosa Duque

Portaria nº 077/PROEN/2019, de 22 de julho de 2019.

REGULAMENTOS:

Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Regulamento de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO)

CALENDÁRIOS:

2019.1

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - 2019.1

Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) - 2019.1

Atividades Complementares (AC) - 2019.1

2019.2

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - 2019.2

Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) - 2019.2

Atividades Complementares (AC) - 2019.2

TCC

O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) é uma atividade de integração curricular que consiste na elaboração e apresentação de uma monografia no final do curso, abordando temas das diversas áreas de conhecimento em Computação e Informática. Nessa atividade, o discente contará com a orientação de um professor por ele escolhido, com a aprovação da Comissão de Trabalho de Conclusão de Curso e Estágio Supervisionado Obrigatório (CTES). Essa Comissão atuará segundo normas que constam no regulamento institucional.

O TCC cumpre a importante missão de desenvolver uma sinergia entre os conceitos teóricos, práticos e humanísticos transmitidos ao longo do processo formativo, pois os discentes são induzidos a desenvolverem soluções próprias para os problemas tecnológicos abordados pelo problema escolhido e principalmente contornar e resolver os problemas de cunho humanístico que surgem ao longo do desenvolvimento de um trabalho em grupo de longa duração. Entre estes problemas podemos destacar os seguintes: liderança, ética profissional, aplicabilidade social do projeto, divisão de responsabilidade.

• Anexos para o TCC:

Procedimentos Operacionais para o TCC

Normas para Padronização de Trabalhos Acadêmicos

Modelo de Projeto de TCC

Anexo 01 – Proposta de TCC

Anexo 02 – Formulário de Acompanhamento e Avaliação de TCC

Anexo 03 – Critérios para Avaliação Escrita e Oral de TCC

Anexo 04 – Indicação da Banca e Data de Defesa do TCC

ATA de Defesa

ESO

O Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (ESO) do curso de Agronomia configura-se em uma atividade considerada pré-profissional que deve ser vivenciada pelos discentes em situações reais de trabalho, por meio de orientações de docentes desta instituição de ensino, envolvendo aspectos humanos e técnicos da profissão, bem como o comprometimento social e político com o contexto do campo de estágio, visando aprimoramento dos conhecimentos adquiridos no curso de graduação. Para o planejamento, execução e acompanhamento das atividades de estágio, foi criada a Comissão de Estágio Supervisionado Obrigatório (CTES), de acordo com o Regulamento de Ensino da UFRA em seu Cap. XV, Art. 100, § 1º.

•  Anexos para o ESO:

Procedimento Operacional para a 1ª Fase do ESO

Carta de Aceite

Anexo 01: Ficha de Matrícula do ESO

Anexo 02: Plano de Trabalho do ESO

Anexo 10: Termo de Compromisso do ESO

Procedimento Operacional para a 2ª Fase do ESO

Normas para Padronização de Trabalhos Acadêmicos

Modelo de Relatório do ESO

Anexo 03 - Declaração de Cumprimento da Carga Horária do ESO

Anexo 04 - Ficha de Frequência

Anexo 05 - Ficha de Avaliação do Supervisor do ESO