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Apresentação do Curso

Publicado: Quinta, 21 de Dezembro de 2017, 17h50 | Última atualização em Sexta, 16 de Junho de 2023, 20h17 | Acessos: 19877

Em 2005, a Universidade Federal Rural da Amazônia, juntamente com o prefeito de Capitão Poço - PA, ao considerarem as necessidades e características do Município, predominantemente rurais, viabilizaram a implantação da Unidade de Ensino da UFRA, inicialmente, com o Curso de Agronomia.

A fim de concretizar a proposta mencionada, a Prefeitura Municipal de Capitão Poço assinou o Termo de cessão de área para a Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA Capitão Poço, por meio da Lei Municipal Nº 022/2006, datada de 28 de março de 2006. Além disso, foi assinado na ocasião o Convênio entre as partes, identificado como convênio Nº 02/2004, com validade até 15 de outubro de 2006.

Após a existência das três primeiras turmas (2005, 2006 e 2007), no munícipio de Capitão Poço, e com a doação da área por parte da prefeitura, o curso de Agronomia foi então autorizado pela Portaria MEC n° 945 de 04/08/2008 como o primeiro curso do Campus Capitão Poço.

 

Modalidade: Bacharelado.

Titulação: Engenheiro Agrônomo.

Turno: Integral.

Disponibilidade de Vagas: 50 vagas anuais.

Integralização: 5 anos no mínimo (10 semestres).

  

Objetivo Geral do Curso:

Formar engenheiros(as) agrônomos(as) com capacidade técnico-científica e visão integral, ética e humanística, comprometidos com o bem estar da sociedade envolvida, exercendo todas as competências relacionadas à profissão e a promoção do desenvolvimento sustentável e regional do município de Capitão Poço e demais municípios em torno deste.

  

Competências e Habilidades

A resolução Nº 1, de 02 de fevereiro de 2006 do Conselho de Nacional de Educação, define no seu artigo sexto as competências e habilidades do profissional formado em Agronomia ou Engenharia Agronômica do Brasil.

Além do que define a resolução, o Agrônomo deve possuir as seguintes habilidades e competências:

Habilidades:

      • Projetar, coordenar, analisar, fiscalizar, assessorar, supervisionar e especificar técnica e economicamente projetos agroindustriais e do agronegócio, ao aplicar padrões, medidas e controle de qualidade;

      • Realizar vistorias, perícias, avaliações, arbitramentos, laudos e pareceres técnicos, com condutas, atitudes e responsabilidade técnica e social, que respeitem a fauna e a flora e promovendo a conservação e/ou recuperação da qualidade do solo, do ar e da água, com uso de tecnologias integradas e sustentáveis do ambiente;

      • Atuar na organização e gerenciamento empresarial e comunitário interagir e influenciar nos processos decisórios de agentes e instituições, na gestão de políticas setoriais;

      • Produzir, conservar e comercializar alimentos, fibras e outros produtos agropecuários;

      • Participar e atuar em todos os segmentos das cadeias produtivas do agronegócio;

      • Exercer atividades de docência, pesquisa e extensão no ensino técnico profissional,

      • Atuar no ensino superior, pesquisa, análise, experimentação, ensaios e divulgação técnica e extensão;

      • Enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mundo, do trabalho, adaptando-se às situações novas e emergentes.

Competências:

      • Formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto;

      • Analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos simbólicos, físicos e outros, verificados e validados por experimentação;

      • Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos;

      • Implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia;

      • Comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica;

      • Trabalhar e liderar equipes multidisciplinares: ser capaz de interagir com as diferentes culturas, mediante o trabalho em equipes presenciais ou a distância, de modo que facilite a construção coletiva;

      • Conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão;

      • Aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação.

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