Página inicial > Últimas Notícias > Dia do Engenheiro Agrônomo na UFRA/CCP

Dia do Engenheiro Agrônomo na UFRA/CCP

• Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2019, 23h38
  • Última atualização em Terça, 22 de Outubro de 2019, 15h06

A Coordenadoria, o Colegiado e o Centro Acadêmico do Curso de Agronomia promoveram nos dias 18 e 19 de outubro de 2019 o evento intitulado "O Engenheiro Agrônomo: empreendedorismo e inovações tecnológicas". O evento fez alusão ao Dia do Engenheiro Agrônomo, 12 de outubro, e teve como principal objetivo proporcionar à comunidade acadêmica da UFRA/CCP e à comunidade geral conhecimentos técnicos e científicos acerca dos novos desafios ligados aos ramos do empreendedorismo e das inovações tecnológicas.

No dia 18/10/19, às 8:30h, iniciou a abertura do evento e a mesa contou com a participação do Diretor do Campus Capitão Poço, Profº Dr. Raimundo Thiago Lima da Silva; da Coordenadora Interina do Curso, Profª. Dra. Lucila Elizabeth Fragoso Monfort; do Engenheiro Agrônomo do Campus Capitão Poço, Alberto Cruz da Silva Junior; do Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Capitão Poço, Sr. Arcídio Ornela Filho; do Secretário Municipal de Agricultura, Sr. Francisco Jair Vicente do Nascimento; e representando a comunidade discente do Curso de Agronomia do Campus e Membro do Centro Acadêmico do Curso o Sr. Yuri Matias Carreira.

Mesa de Abertura

Em seguida, ocorreram a palestra intitulada “A importância do Engenheiro Agrônomo e os Desafios da Profissão, proferida pelo Profº Dr. Raimundo Thiago Lima da Silva; e a Mesa Redonda, onde os participantes realizaram perguntas aos componentes acerca de assuntos pertinentes ao título do evento.

Fizeram parte da Mesa Redonda, o Engenheiro Agrônomo do Campus Capitão Poço, Alberto Cruz da Silva Junior; o Engenheiro Agrônomo e Professor de Geotecnologias do Campus, Prof. Dr. Fábio Júnior de Oliveira, que na oportunidade mediou a mesa; o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Capitão Poço, Sr. Arcídio Ornela Filho; a Engenheira Agrônoma, formada pela primeira turma do Campus, e Agente Fiscal Agropecuária da ADEPARÁ de Capitão Poço, Helen Cristina Cunha dos Reis; e o Engenheiro Agrônomo, também egresso da UFRA/CCP, e empresário local, Hugo da Silva Torres.

Mesa Redonda

Durante à tarde do dia 18 e pela manhã do dia 19 ocorreram diversas oficinas, onde os participantes (alunos, egressos e comunidade geral) puderam complementar seus conhecimentos com conteúdos técnico-científicos.

Oficina 1: Análise Exploratória de Dados para Ciências Agrárias com apoio do Excel. Ministrante: Profª. M. Sc. Maura da Silva Costa Furtado.

Oficina Maura

Oficina 2: Análises Básicas de Solo. Ministrante: Prof. Dr. Fábio de Oliveira Lucas.

Oficina Lucas

Oficina 3: Biologia Molecular. Ministrante: Profª. Dra. Francisca das Chagas Araújo.

Oficina Fran 1

Oficina 4: Calibração de Vidrarias e Densidade de Partículas do Solo. Ministrante: Sandro Henrique dos Reis Chaves.

Ofina Sandro 2

Oficina 5: Certificação Fitossanitária de Origem (CFO) com ênfase na Mosca da Carambola. Ministrante: Eng. Agr. Hugo da Silva Torres.

Oficina Hugo

Oficina 6: Elaboração de Figuras para Artigos Científicos. Ministrante: Prof. Dr. Marcus José Alves de Lima.

Oficina Marcus

Oficina 7: Ferramentas para identificação taxonômica larval das principais famílias da ordem Lepidoptera (Insecta). Ministrante: Prof. Dr. Francisco Sosa Duque.

Oficina Sosa 1

Oficina 8: Inteligência Competitiva: matriz SWOT na prática. Ministrante: Profª. M. Sc. Mariana Nascimento Oliveira.

Oficina Mari

Oficina 9: Mapeamentos Básicos com Drones. Ministrante: Eng. Agr. Alberto Cruz da Silva Junior.

Oficina Alberto 2

Oficina 10: Meliponicultura. Ministrante: Prof. Dr. Adriano Vitti Mota.

Oficina Adriano

Oficina 11: GPS Aplicado. Ministrante: Prof. Dr. Fábio Júnior de Oliveira.

Oficina Fábio

O evento ainda contou com exposições de produtos agropecuários da Cooperativa D’Irituia e da Associação dos Apicultores e Apicultoras de Capitão Poço. E, ao final do dia 18, como encerramento, houve Momento Cultural com o cantor da terra Neto Lima.

registrado em: